Lição 1: Você não precisa ser grande ou conhecido para vender seu negócio
Um dos maiores equívocos que vejo as pessoas tendo, sempre que se fala em vender uma empresa para outra, é que a empresa que está sendo vendida tem que ser grande e famosa. Na minha opinião, esse equívoco vem do fato de que corretores de negócios e jornalistas de tecnologia tendem a falar mais sobre a aquisição de uma empresa grande e popular por outra empresa maior e mais popular; muitos de nós acabam pensando que as aquisições de pequenas e médias empresas não acontecem.
Na realidade, há muitas aquisições menores acontecendo o tempo todo. Como meu negócio de web design, por exemplo. É só que essas transações comerciais geralmente não acontecem com um perfil tão alto quanto, digamos, o Yahoo!
Comprando Tumblr.
Esses tipos de pequenas transações acontecem o tempo todo porque há muitas pessoas que iniciam um negócio de web design e não conseguem fazê-lo funcionar. Há também muitas agências de web design procurando mais clientes, ativos e funcionários e, portanto, uma das maneiras de expandir é através da compra de uma empresa de web design menor.
Minha agência de web design não era grande. Não Tumblr grande, de qualquer maneira. Ainda assim, consegui vendê-lo.
Lição 2: Você não precisa ser lucrativo
Muitas pessoas pensam que você precisa trabalhar para se tornar uma empresa lucrativa para que ela seja atraente para um comprador. Esse não foi o caso do meu negócio de web design. Na minha experiência, quando grandes empresas de web design compram empresas menores, na maioria das vezes, elas estão procurando algo mais do que apenas lucratividade.
Empresas de web design e empreendedores estão procurando por sinais de oportunidades de que a empresa que desejam comprar crescerá se a assumirem.
Lição 3: Oportunidade e potencial são importantes para os compradores
Se você tem processos de negócios horríveis, funcionários caros, clientes mal pagos, muitas despesas gerais, etc., seus lucros não serão grandes.
Mas outro empresário pode olhar para esse cenário e ver oportunidades. Oportunidades para reduzir o desperdício. Oportunidades para melhorar os processos de negócios.
Oportunidades de otimização. Empreendedores, por natureza, são pessoas que veem oportunidades em coisas que outras pessoas não conseguem. É como lançar casas no ramo imobiliário.
Por exemplo, vejo que na área onde moro, as casas são compradas a um preço muito baixo, reformadas pelo novo proprietário e depois vendidas a um preço muito mais alto.
Todo mundo quer comprar uma empresa com potencial.
Lição 4: As tendências ascendentes são importantes
Os potenciais compradores querem ver as métricas subindo.
Quando vendi minha agência de web design, o tráfego do meu site dobrou nos últimos 6 meses. A receita recorrente estava aumentando. O número de clientes estava aumentando. Mesmo que você não seja lucrativo, desde que as métricas importantes exibam tendências ascendentes, os compradores verão oportunidades e potencial.
Se seus lucros são bons, mas sua tendência é estável ou está caindo, isso é um grande problema.