É mais importante do que nunca criar e manter uma poderosa estratégia de marketing. Aqui estão os 10 principais passos para ajudá-lo a criar a melhor estratégia de marketing.
O marketing é um campo dinâmico e em constante mudança. As principais estratégias de marketing digital mudam com as tendências de consumo e tecnologia do dia. É por isso que toda empresa precisa de uma boa estratégia de marketing, bem planejada e com metas e objetivos bem definidos. Depois de ter o mapa certo, as chances de atingir as metas que você definiu para o seu negócio são muito maiores.
Isso significa que, embora a maioria de nós esteja ansiosa para começar a lançar nossos esforços de marketing no minuto seguinte à decisão de abrir um negócio, na verdade precisamos investir em planejamento para não desperdiçar nosso orçamento limitado e energia com coisas erradas.
Se você é proprietário de uma empresa/startup ou profissional de marketing, precisa de uma boa estratégia de marketing digital para atingir seus objetivos.
Neste guia, reunimos as 10 principais etapas que você precisa seguir para criar a melhor estratégia de marketing para o seu negócio. Vamos levá-lo passo a passo através do processo, para que você não perca nada e tenha sua estratégia de marketing digital totalmente planejada.
O que é estratégia de marketing?
A estratégia de marketing é uma abordagem de longo prazo voltada para o futuro e um plano de jogo geral de qualquer organização ou negócio com o objetivo fundamental de alcançar uma vantagem competitiva sustentável ao entender as necessidades e desejos dos clientes.
Uma estratégia de marketing é uma estratégia ampla que abrange tudo, desde como uma empresa se posiciona, até o criativo, os parceiros estratégicos, as relações com a mídia, o mix de marketing e os canais e táticas.
Uma estratégia de marketing refere-se ao plano de jogo geral de uma empresa para alcançar consumidores em potencial e transformá-los em clientes de seus produtos ou serviços. Ele também contém a proposta de valor da empresa, as principais mensagens da marca, dados sobre o público-alvo e a demografia do cliente e outros elementos de alto nível.
A ampla estratégia de marketing é o que costumava ser chamado de “branding” nos dias mais ambíguos do marketing. É um resumo prático dos principais detalhes da estratégia e alguns dos objetivos gerais e métodos usados para alcançá-los.
Qual é a diferença entre uma estratégia de marketing e uma tática?
As estratégias de marketing são mais amplas do que táticas específicas. Por exemplo, uma empresa pode ter uma estratégia de conteúdo para seus canais de mídia social ou para otimização de mecanismo de pesquisa e, em seguida, pode ter táticas específicas que executa para cada canal.
Aqui está a ordem correta a seguir:
Estratégia geral de marketing -> Estratégia de marketing digital -> Táticas específicas
Por exemplo, aqui está um ótimo vídeo que apresenta táticas de marketing específicas. Estas não são estratégias, são maneiras muito específicas de aumentar suas vendas, que seriam todas incluídas como parte de um conjunto maior de estratégias de marketing dentro de seu plano de marketing.
- Defina o valor e a oferta da sua marca
Sua estratégia de marca é definir os valores centrais de sua marca para garantir que eles se alinhem com o que seu cliente em potencial e existente considera importante, que se alinhem às tendências do setor e ao ambiente competitivo e ao que você realmente oferece, ou seja, seu produto.
Essa não é uma tarefa fácil, mas sem ela, todas as outras tarefas de marketing se tornam muito mais difíceis.
Aqui estão alguns exemplos de boas estratégias de marketing de marcas orientadas por dados que conseguiram fazer isso da maneira certa:
AllBirds – Sustentável, transparente, confortável
AllBirds começou como uma marca querida no Vale do Silício em 2014 e rapidamente cresceu para uma avaliação de $ 1,4 bilhão em 2018. A empresa de calçados decidiu criar o mais confortável do mundo e ultrapassou seu objetivo. Seus produtos são totalmente sustentáveis, feitos de lã e bambu, e sua marca é impecável. Sua declaração de missão diz: “Allbirds tem a missão de provar que conforto, bom design e sustentabilidade não precisam ser mutuamente exclusivos”.
Alinhe sua estratégia com seu cliente ideal
Volte para as personas do cliente que você criou no início deste processo e certifique-se de que sua estratégia esteja alinhada com suas personas. Observe as tendências, o tipo de cliente que você poderá alcançar e ajuste de acordo.
É hora do desempenho!
Neste ponto, você tem a história e os valores da sua marca, sua estratégia de entrada no mercado e um profissional para executar seus esforços de marketing.
Deste ponto em diante, você deve focar em um gerenciamento muito mais tático. Isso significa testes iterativos de seu conteúdo e criativos, de seus segmentos de público-alvo e até mesmo das palavras que você usa em seus anúncios CTAs (botões de chamada para ação).