Dica 1: conheça seu celular com câmera
Assim como qualquer outra câmera, seu telefone com câmera terá suas próprias peculiaridades. Você deve ter tempo para saber como usá-lo corretamente.
Observe como ele se comporta sob diferentes condições de iluminação. Descubra como segurá-lo corretamente e como atirar com ele de forma mais eficaz. A maioria dos telefones com câmera fabricados hoje não possui controles manuais para sua exposição.
Eles estão sempre no modo “automático”, o que significa que o sensor da câmera do seu telefone (não você) escolherá as melhores configurações de exposição de acordo com as condições de iluminação ao seu redor. A única maneira de assumir o controle desse processo é pensar no futuro e saber o que sua câmera fará antes de fazê-lo. Quando você souber como sua câmera se comportará, saberá exatamente que tipos de fotos você pode tirar em qualquer situação. Por exemplo, a foto abaixo, do meu iPhone 5, tirada ao ar livre com boa luz, foi fácil de tirar e produziu uma imagem bastante nítida; o sol estava fora e meu telefone não teve problemas para obter uma boa exposição.
A velocidade do obturador foi muito rápida e não produziu nenhum desfoque de movimento.
Em contraste, esta foto parece um pouco mais brilhante, presumivelmente por causa do ISO mais alto e da iluminação mais suave e difusa do sol da tarde.
Eu também tive que segurar a câmera muito quieta porque a velocidade do obturador parecia um pouco mais lenta.
Dica 2: Concentre-se em tirar uma boa foto, não uma foto bonita
Você provavelmente não capturará imagens para imprimir em uma revista ou outdoor com seu telefone. Você tirará fotos que poderá compartilhar on-line ou imprimi-las em sua impressora jato de tinta de mesa.
Seu telefone com câmera definitivamente pode fazer isso. Então pare de se preocupar com a qualidade. Pare de espiar pixel e apenas tire uma foto.
Concentre-se em tirar uma imagem interessante. É disso que se trata a fotografia de qualquer maneira. Ninguém realmente se importa com a qualidade da sua foto, a menos que seja para trabalhos comerciais e outros empreendimentos fotográficos mais importantes.
Mas para isso, temos DSLRs.
Dica 3: Domine o “toque rápido”
Os telefones com câmera operados com uma tela sensível ao toque (smartphones) sofrem com o atraso do obturador, sim, mesmo os smartphones mais rápidos e inteligentes terão um pouco de atraso. O atraso do obturador é o atraso que acontece entre o momento em que você pressiona o botão do obturador e quando a câmera realmente tira uma foto.
No meu caso, o que percebi é que meu celular com câmera só vai tirar a foto quando eu soltar o dedo do botão do obturador. Descobri que dar um toque rápido no botão de liberação do obturador produzia fotos nítidas e em foco, enquanto pressionar o botão lentamente causava algum desfoque de movimento. Como você verá na foto abaixo, eu pressionei o botão do obturador do telefone da mesma forma que você faria em uma câmera. Está embaçado e não focado corretamente.
Esta é a mesma cena em que rapidamente toquei no botão do obturador da câmera do telefone.
o que descobri foi que, enquanto você pressiona o dedo no botão do obturador, a câmera continua focando e refocando o assunto. Ao tocar rapidamente no botão enquanto a câmera está focada em seu assunto, você se livra desse problema.